fbpx

Como fazer um testamento de herança?

A maneira mais eficaz de evitar briga entre herdeiros é fazer um testamento. O testamento nada mais é do que um documento escrito que define para quem vai cada um dos bens e cada parte do patrimônio deixado pelo falecido. O testamento também pode tratar de alguns assuntos extrapatrimoniais. 

Se você já conhece seus herdeiros e sabe que pode haver um conflito na divisão da herança, o testamento pode te ajudar. Vamos apresentar as 3 possíveis opções de fazer o testamento, assim os herdeiros não têm motivo para brigar e o patrimônio construído em vida não será perdido em disputas. 

Testamento público 

Esta é a opção mais comum e mais formal, pois é escrito por um tabelião (profissional do Cartório) que condiz com as declarações do testador. Em muitos casos o testador – quem está “dando” o testamento – conversa sozinho com o tabelião, pois assim não sofre nenhuma influência de terceiros na realização do documento. 

Assim que redigido, o documento é oficializado, lido em voz alta para o testador e assinado. É necessário também que estejam presentes duas pessoas como testemunhas. 

Testamento cerrado 

Esse tipo de testamento a gente vê muito em filmes de Holywood, por isso já dá pra imaginar que não é muito comum, mas pode acontecer. Neste caso o testamento é escrito pelo testador e encaminhado ao cartório apenas para ser validado como sendo a sua última vontade. O documento é um suspense, pois não fica em modo público e faz-se necessário também de 2 testemunhas. 

Após a morte do testador, o juiz abrirá o testamento e ordenará o cumprimento.

Testamento particular

Este é um testamento sem a presença do Estado, é inteiramente particular. O testador anota todas as suas vontades com relação ao seu patrimônio, lê o documento diante de 3 testemunhas e todos o assinam para comprovar sua veracidade. 

Quando o testador falecer, o documento deve ser trazido à tona para que seja cumprida a vontade do falecido. 

Quem pode fazer um testamento? 

Toda e qualquer pessoa maior de 16 anos que estiver em pleno gozo de suas faculdades mentais. 

Posso alterar alguma coisa no testamento?

Sim, o testador pode fazer quantos testamentos quiser, o que valerá sempre será o último. 

Quanto eu posso dispor de meus bens? 

A parte do patrimônio que o testador pode dispor é de 50%. Os outros 50% vão direto para os herdeiros necessários (descendentes, ascendentes e cônjuges). 

Ficou com alguma dúvida de como escolher e fazer um testamento?  Deixe seu comentário, será um prazer orientá-lo! Entre em contato no WhatsApp através do link http://bit.ly/2WP6I1X

Horários

Segunda a Sexta
das 8h30 às 18h30

© 2019 PenaMasi. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND