fbpx

União estável homoafetiva – “contrato de convivência” e “pacto antenupcial”

Companheiros em união estável homoafetiva ou que pretendam se casar podem estabelecer regras de convivência e patrimonial, por meio de contrato de convivência ou pacto antenupcial.

Entenda como funcionam para evitar dores de cabeça futuras.

Um dos meios mais eficazes para prevenir discussões, desgastes da relação e até litígios, tanto em uniões estáveis heteroafetivas, quanto homoafetivas e casamentos, é de grande valia a elaboração de um contrato de convivência ou de um pacto antenupcial.

Referido ato formal oferece segurança jurídica às partes envolvidas, mantendo a harmonia da família. O principal motivo que leva os casais a formalizarem contratos de convivência e patrimonial é o de garantir a existência pacífica, respeitosa, amorosa e duradoura da relação, bem como o de proteger o patrimônio em um eventual rompimento.

O que pode ser colocado no contrato de convivência e no pacto antenupcial? 

  1. O regime de comunhão de bens – a regra geral é a de que, inexistindo contrato, será adotado o regime de comunhão parcial de bens, mas é possível que as partes escolham por outro modelo, inclusive um regime de bens personalizado
  2. Partilha de bens – neste momento é possível elencar os bens existentes e determinar como ficará a divisão dos mesmos na hipótese de dissolução da união
  3. Questões pessoais, de relacionamento e convivência também podem ser definidos nos contratos.  

Quais documentos necessários?

Para o registro do contrato em cartório será necessário que o casal apresente: RG, CPF, Certidão de Nascimento atualizada, para solteiros; Certidão de Casamento atualizada, para separados e divorciados. 

Na hipótese de ser celebrado um contrato particular, sem registro em cartório (o que é possível também), além dos documentos destacados supra, será necessário a assinatura de duas testemunhas, pelo menos.

Qual a diferença entre contrato de convivência e pacto antenupcial?

Por fim, pertinente destacar que o contrato de convivência não é uma modalidade de pacto antenupcial.

O contrato de convivência é um ato formal de reconhecimento de uma união estável, o qual corresponde a um acordo entre os companheiros de qualquer situação que seja interessante à relação do casal, seja patrimonial ou não.

Já o pacto antenupcial, realizado para casamentos, é obrigatório para os casos em que o casal não deseja se casar sob o regime da comunhão parcial de bens.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário, será um prazer orientá-lo! 


Horários

Segunda a Sexta
das 8h30 às 18h30

© 2019 PenaMasi. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND